cultura Afro-Brasileira



Cultura Afro-Brasileira é um conjunto da manifestações culturais com influências africanas trazidas pelos escravos traficados nos tempos do Brasil colônia.
Traços fortes da mesclagem cultural entre Brasil e África são encontradas na música,culinária, religião, folclore,festas populares, arte e na dança.
Seu desafio é responder as seguintes reflexões: Será que sabemos valorizar a cultura afro-brasileira ou ainda olhamos para ela como se fosse menos do que a nossa ou ainda temos muito preconceito em relação ao negro?
Com certeza a cultura africana influência muito o nosso dia-a-dia assim como a cultura portuguesa e a indígena, palavras simples como moleque, fuxico, dengo,caçula, cachimbo, bagunça, batucada e axé são de origem africanas, me pergunto qual brasileiro não as pronunciam em seu cotidiano?
Embora a humanidade tenha evoluído um pouco e o negro passou a ser mais valorizado, ainda existe muito preconceito. Muitas pessoas valorizam a cultura afro-brasileira mas mesmo assim ainda existe aquelas que pensam que o branco é melhor e que o negro é de alguma forma inferior. O que elas não entendem é que a cultura do nosso país foi muito influenciada pelos africanos e a grande parte dos nossos costumes vieram deles. Não existe diferença entre branco, preto, amarelo. A cor da pele não diz quem a pessoa é nem o seu caráter e sim suas atitudes. Mas o preconceito não vem só de branco para negro, negro também discrimina o branco e até mesmo a si próprio.
A principal influência da música africana no Brasil é, sem dúvidas, o samba. O estilo hoje é o cartão-postal musical do país e está envolvido na maioria das ações culturais da atualidade. Gerou também diversos sub-gêneros e dita o ritmo da maior festa popular brasileira, o Carnaval.
Mas os tambores de África trouxeram também outros cantos e danças. Além do samba, a influência negra na cultura musical brasileira vai do Maracatu à Congada, Cavalhada e Moçambique. Sons e ritmos que percorrem e conquistam o Brasil de ponta a ponta.
A Capoeira foi desenvolvida para ser uma defesa, a capoeira era ensinada aos negros cativos por escravos que eram capturados e voltavam aos engenhos. Os movimentos de luta foram adaptados às cantorias africanas e ficaram mais parecidos com uma dança, permitindo assim que treinassem nos engenhos sem levantar suspeitas dos capatazes.
Outra grande contribuição da cultura africana se mostra à mesa. Pratos como o vatapá, acarajé, caruru, mungunzá, sarapatel, baba de moça, cocada, bala de coco e muitos outros exemplos são iguarias da cozinha brasileira e admirados em todo o mundo.
Não posso deixar de mencionar a Religião com cultos de caráter familiar. Religiões afro-brasileiras:Babaçuê,Cabula,
Candomblé , Culto aos Egungun, Culto de Ifá, Macumba, Omoloko, Quimbanda, Tambor-de-Mina, Terecô, Umbanda , Xambá,
Xangô do Nordeste, Irmandade dos homens pretos e o Sincretismo.
Inicialmente desprezadas, as religiões afro-brasileira foram ou são praticadas abertamente por vários intelectuais e artistas importantes como Jorge Amado, Dorival Caymmi, Vinícius de Moraes, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Gal Costa e outros.
Os quitutes do tabuleiro da baiana, os sons e cores dos blocos de afoxé, os movimentos das danças populares, os traços e formas da arte e os detalhes de nossas vestimentas provam o quanto estamos próximos da África.
Devemos valorizar a cultura afro-brasileira e acima de tudo respeitar já que esta está mas presente em nosso dia-a-dia do que imaginamos.É interessante notar como a cultura negra chegou no Brasil praticamente dentro do ser humano africano. Ele não trouxe fotos nem gravuras: Trouxe memórias e a partir delas fez a sua história. Toda tradição é oral, que corre de geração em geração e, nesse sentido, é difícil separar arte, religião e vida. Através da música, da dança e da espiritualidade, o candomblé expressa a harmonia dos ritmos do universo e faz circular as energias vitais. A força desta tradição se espalhou pelos quatro cantos do país, formando novas expressões culturais genuinamente brasileiras.
Assumir o gosto e o respeito pelas diferentes formas da estética negra sinaliza um pertencimento e um orgulho dessa herança.O corpo é o mais sagrado e completo instrumento de comunicação nas culturas africanas e afro-brasileiras. O negro não se veste, simplesmente. Ele se produz. Por trás de cada gesto há um ritual que o mantém ligado à ancestralidade. Quando põe sobre o corpo ouro e metais; sementes e objetos de madeira, búzios, ossos, peles ou suas imitações, mesmo inconscientemente, está se conectando com os três reinos originais: o mineral, o vegetal e o animal.


Fonte: História e cultura afro-brasileira Autor: Mattos, Regiane Augusto de Editora: Contexto




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